segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dicas sobre o uso das cores 1 - Amarelo, Ocre

A cor é uma das ferramentas mais eficientes na arquitetura. Sua capacidade transformadora permite aumentar ou diminuir ambientes e pés direitos, modificar formas, destacar volumes, separar ou unir planos e clarear ambientes escuros, alterar estados de espírito, modificando assim o caráter e o uso dos espaços sem a necessidade de grandes obras, nem gastos excessivos.

As cores frias ampliam os ambientes, enquanto as quentes diminuem. As cores frias são convenientes para ambientes onde se deseja relaxar, mas quando utilizadas em excesso podem tornar o ambiente depressivo e monótono. Cores quentes, embora excitantes, atuando favoravelmente na vitalidade, em utilizada em grande quantidade, geram estresse e podem predispor os indivíduos a discussões.

Em ambientes onde se executam tarefas deve-se pensar que as maiores paredes são as que mais refletirão a luz, contribuindo consideravelmente para clarear ou escurecer o cômodo.
Cores contrastantes utilizadas em planos próximos aumentam a fadiga. As cores primárias em tonalidades fortes podem causar sensação de pós-imagem. As cores estimulantes quebram a monotonia de um espaço.

Foto de Jordi Sarrá para o livro "500 Ideas de Colores para Espacios Pequeños".
Amarelo    

Características: luminosa, quente, expansiva.

Sensações e estados de espírito: evoca vitalidade, jovialidade, força, alegria, inteligência, inovação, energia, fortaleza, poder e excitação. Estimula a realização, a ação e o encorajamento. Na tonalidade viva pode ser angustiante. Na tonalidade quente é relaxante e acolhedora. O amarelo é uma cor que contribui para a felicidade. Associa-se com a parte intelectual da mente e a expressão de nossos pensamentos. Simboliza o luxo.

Uso: clareia ambientes escuros; amplia ambientes pequenos (se aplicado na tonalidade clara); aquece ambientes frios; diminui o pé direito, se usado em tetos muito altos, na tonalidade clara, em combinação com paredes brancas.

Ideal para: quartos e salas (na tonalidade quente), mas juntamente com o branco pode ser utilizado em toda a casa.

Estilos
a)      Colonial: a combinação de paredes amarela, molduras de janelas brancas e móveis de madeira na cor natural é comum nas casas coloniais, principalmente nas mexicanas.
b)      Provença: na decoração provençal usa-se o amarelo em sua tonalidade clara.
c)      Estilo vintage: na versão metalizada é usada para criar ambientes vintage.
d)      Minimalista: os tapetes amarelos são usados para contrapor a hegemonia do branco em ambientes minimalistas.


Foto de Jordi Sarrá para o livro "500 Ideas de Colores para Espacios Pequeños".

Ocres

Sensações e estados de espírito: dá a impressão de algo sólido, seguro e calmo, também pode ser associado a natureza, rusticidade, estabilidade, peso e aspereza.

Uso: ideal para clarear cômodos escuros, pois reflete a luz.

Ideal para: quartos. Nas salas de jantar e estar podem ser utilizadas em tapetes e carpetes de fibra natural, conferindo ar contemporâneo. Os móveis desta cor têm um ar clássico que os faz perdurar apesar das modas, e combinam com qualquer tio de ambiente.

Combinações: vai bem com castanhos, pretos, terracotas, madeiras em geral e materiais naturais. As cores fortes como o castanho ou o bordeaux ficam bem com nas paredes de espaços pequenos se o piso e as cortinas forem desta cor. Se utilizado junto com tons cinzentos pode-se criar composições elegantes perfeitas para o uso de móveis de metal.

Estilos
a)      Étnicos: usado juntamente com peças de origem africana dão o tom da decoração étnica.
b)      Zen: usado juntamente com biombos, portas de correr ou cortinas japonesas ajudam a criar a atmosfera do estilo zen.
c)      Mediterrâneo: juntamente com a terracota, é utilizado quando se pretender conferir um ar mediterrâneo à decoração.
d)      Nórdico: o estilo nórdico usa madeira em tons ocres.

Trampolim Arquitetura

Trampolim Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário